Me machuquei no trabalho, quais os meus direitos?

Você se acidentou no trabalho? Saiba quais são seus direitos e como se proteger.

Se você se machucou no trabalho, saiba que você tem direitos garantidos, tanto trabalhistas quanto no INSS. O primeiro direito é o afastamento do trabalho com recebimento de benefício durante o período de tratamento. Caso o acidente tenha sido grave e tenha deixado sequelas, você pode ter direito ao auxílio-acidente, um benefício que será pago mensalmente até a sua aposentadoria. Além disso, você já ouviu falar na estabilidade provisória após um acidente de trabalho? Faça a leitura desse artigo e fique por dentro!

Quais Direitos Tenho Se Me Machucar no Trabalho?

Primeiramente, é essencial que você comunique o acidente à sua empresa o mais rápido possível. Eles têm a obrigação de registrar o ocorrido e providenciar o atendimento médico necessário. Você tem o direito de ser atendido pela rede pública de saúde ou pelo plano de saúde da empresa, então certifique-se de que isso seja feito.

Afastamento e Benefícios:

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Se o acidente no trabalho resultar em lesões que exijam afastamento, você tem direito ao auxílio-doença enquanto estiver em tratamento. Durante esse período, você será remunerado pelo INSS.

Auxílio-Acidente:

Se o acidente deixar sequelas permanentes que reduzam sua capacidade de trabalho, você poderá ter direito ao auxílio-acidente. Este benefício é pago mensalmente pelo INSS até sua aposentadoria.

Estabilidade no Emprego:

Você também tem direito à estabilidade no emprego por 12 meses após retornar ao trabalho. Isso significa que não pode ser demitido sem justa causa durante esse período.

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Procedimentos Legais Após um Acidente de Trabalho

Após um acidente de trabalho, você deve seguir alguns procedimentos importantes. Primeiramente, comunique o acidente ao seu empregador e solicite a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Em seguida, procure atendimento médico e mantenha registros detalhados de todos os tratamentos e despesas. Um advogado especializado poderá orientá-lo sobre os próximos passos legais.

Quais documentos são necessários para dar entrada no benefício?

Lembre-se que é necessário da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), emitida pela empresa. Lembre-se de guardar a sua documentação médica, principalmente o prontuário médico ao dar entrada no hospital. Reúna seus documentos básicos, como RG/CPF e comprovante de residência! Com estes documentos em mãos, será mais fácil de conseguir qualquer direito seu, tanto com a empresa quanto no INSS! Em seguida, procure um advogado!

A importância de um advogado especializado!

Cada caso é único, e a legislação pode ser complexa. Portanto, contar com a orientação de um advogado especializado em acidentes de trabalho é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados e que você obtenha toda a indenização e benefícios a que tem direito.

Conte com a ajuda da nossa equipe especialista de advogados previdenciários, que irão garantir o benefício para você! Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp 47 99235-1370 ou e-mail: [email protected]

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